A importância de uma boa Comunicação Interna

Uma comunicação eficaz é indispensável para uma boa comunicação com os seus colaboradores e consequentemente, para o sucesso de qualquer empresa. Existe uma grande diferença entre comunicação e informação, e dentro das empresas não é diferente. Muitas vezes, informações divulgadas de forma inadequada chegam ao conhecimento dos funcionários, podendo gerar grandes impactos, confusão e insegurança no ambiente de trabalho. Ainda hoje, é difícil encontrar empresas que não tenham problemas com a comunicação – ou com a falta dela – com os funcionários. Daí o valor da boa Comunicação Interna na organização.

O que muitos empreendedores ainda não perceberam é que muitas empresas ainda não realizam, de fato, o processo de comunicação. Ao analisar o assunto, a justificativa para esses problemas está em pequenos erros de administração na implantação da comunicação como: excesso de informação; falta de envolvimento e participação das pessoas, falhas na comunicação, desmotivação dos funcionários, pouco trabalho em equipe, dificuldade de personalizar mensagens para os diferentes níveis de funcionários e entre outros. Porém, com uma boa plataforma de comunicação, além de fazer com que os funcionários se sintam valorizados, aumenta o rendimento de trabalho e melhora o ambiente corporativo. Entende-se por Comunicação Interna, o esforço desenvolvido por uma empresa, em estabelecer uma comunicação ágil e transparente com os diferentes públicos internos que os integram. Também conhecida com Endocomunicação, ela tem o objetivo de valorizar, integrar, motivar e ajudar os funcionários a construir um ambiente de trabalho saudável e harmônico.

Mas para obter a boa comunicação com funcionários e para que ela seja trabalhada de forma correta, é necessário implementar uma linha trabalho que contenha: Conceito (planejamento estratégico e linha editorial); Temas (transmitir aos funcionários mudanças operacionais e estratégias na empresa, informações administrativas ou ações de marcado, dependo da ocasião); Responsáveis (Um gestor em comunicação responsável por elaborar as estratégias e textos aos funcionários) e Canais de comunicação ( a empresa pode escolher entre jornais, revistas, informativos, intranet, mural ou vídeos a melhor forma para se comunicar com os colaboradores). Alguns especialistas afirmam ainda que para obter uma comunicação interna eficaz é preciso também usar os cinco Cs: comunicação clara; consistente; contínua e frequente; curta e completa, além de focar principalmente na motivação dos funcionários.

Enfim, para ter uma boa estrutura de comunicação e sucesso da empresa, é preciso que a comunicação interna funcione claramente. Quer colaboradores satisfeitos, “vestindo a camisa” e empenhados em crescer junto com a empresa? Então ache a melhor forma de se comunicar com eles, para que eles se mantenham motivados, e não existam ruídos dentro do ambiente de trabalho. O envolvimento dos colaboradores em todo o processo organizacional depende fundamentalmente de uma boa comunicação interna.

15 abril 2017