A era digital x a comunicação escrita

Será que a linguagem escrita na era da tecnologia está perdendo sua vez? Grandes jornais sendo fechados, outros espremendo cada vez mais suas colunas, revistas medindo espaços e palavras. Será mesmo que a comunicação escrita está com seus dias contados? Afirmar o fim dessa comunicação é algo de muito alarde e quase sem fundamento, pois na verdade, a escrita, além de ser uma forma de comunicação existente há milhares de anos, é uma prática social estabelecida.

Porém o que também não pode ser negado é que, em tempos de tecnologia avançada, a escrita ganha novos contornos, pois a mesma evoluiu conforme o passar dos anos. A princípio o homem comunicava-se descrevendo os fatos na mesma ordem em que ocorriam por meio de desenhos e símbolos. Posteriormente, foi implantado o conceito das letras, permitindo, desta forma, a criação de alfabetos.

Hoje, estamos presenciando e, fazendo parte, de uma nova evolução na comunicação e nos meios de informação. A escrita está sendo também alterada, principalmente por conta da internet, que preza pela velocidade deixando em segundo plano a qualidade gramatical. Isso porque muitas abreviações começaram a ser usadas pelos internautas, a fim de imitar uma conversa em tempo real, porém o perigo está na passagem desta escrita da web para o papel.

Sendo assim, notamos que a comunicação, na sociedade contemporânea, foi facilitada pelos avanços tecnológicos, porém essa mesma tecnologia que fez a escrita e a comunicação como um todo evoluir, por outro lado, prejudica, caso não tenha um limite estabelecido. O universo web tem sua linguagem própria, mas ela deve ficar entre as quatro paredes deste local cibernético, para evitar erros na comunicação.

31 janeiro 2017