A disseminação da comunicação virtual nas corporações

A comunicação nos dias de hoje está baseada, principalmente, nos meios tecnológicos que dispõe da Internet, como aliada importante num contexto de rapidez e objetividade. Nas empresas, a utilização da Internet como meio de comunicação já tomou o lugar dos antigos métodos de informação como os jornais e informativos impressos, assim como os recados nos murais. Tudo, ou a maioria das informações que devem ser repassadas em uma organização são feitas via Internet.

Os funcionários e gestores se comunicam cada vez mais de maneira virtualizada, por diversas razões, pois essas ferramentas trazem praticidade ao dia a dia de trabalho. São exemplos delas: e-mails, sistemas de conversas instantâneas, intranet, fóruns internos, sistemas móbiles, entre outros, que acabam substituindo a comunicação face a face. Esse costume tornou comum a prática de pessoas em uma mesma equipe, que trabalham em uma mesma sala, interagir muito mais por e-mails do que pessoalmente.

Se por um lado os meios de comunicação virtuais colaboram na agilidade da comunicação facilitando o diálogo entre unidades e pessoas de uma mesma organização, que geograficamente estão distantes, por outro lado eles acabam por tornar as relações interpessoais mais vazias e distantes. Esse comportamento pode dificultar o relacionamento entre os colaboradores e líderes influenciando de maneira negativa no trabalho.

A comunicação de uma empresa para funcionar de forma a dar resultados deve ampliar seu fluxo e não se limitar, mesmo que seja apenas à Internet. Os gestores devem considerar os canais de comunicação mais tradicionais, assim como prezar pelas formas de interação pessoal promovendo eventos de integração, campanhas que mobilizem equipes, ambientes que possibilitem o diálogo, sistemática de comunicação administrativa que considere reuniões presenciais, cursos, entre outras ações.

Isso porque, não adianta nada aproximar distâncias se os próprios funcionários mal conversam e trocam experiências entre si. Toda organização é formada por pessoas e estas precisam se sentir integradas e trabalhando juntas em prol de resultados, por isso equipes são formadas, pois elas é que são capazes de realizar um bom e efetivo trabalho. O engajamento é uma das principais forças que impulsionam o trabalho, sendo fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Então, um método de comunicação não precisa, necessariamente, anular outro. Ambos podem ser utilizados em conjunto a fim de buscar os melhores resultados possíveis. A comunicação interna da empresa deve escolher bem os meios a investir e sempre prezar pela comunicação face a face, pois a mesma é essencial para, por exemplo, chefes darem seus feedbacks aos funcionários. Em uma Era onde as pessoas preferem a comunicação virtual, lembrar-se das conexões pessoais fica cada vez mais raro, mas ainda é possível manter um bom ambiente de trabalho investindo na cooperação e diálogo entre os colaboradores.

23 outubro 2017