A comunicação no tom certo

A comunicação no tom certo pode influenciar, e muito, a nossa vida, principalmente a profissional, onde muitos conhecem apenas um lado de uma pessoa e não sua totalidade. Mas como se comunicar no tom certo? Seria a maneira de falar as coisas? O tom de voz ou a escolha das palavras?

Na verdade, a comunicação certa, é uma combinação de vários itens, portanto, não é tão fácil quanto imaginamos. Primeiro porque o que sai da minha boca pode não ser exatamente aquilo que você entende e vice versa. Isso está intimamente atrelado à interpretação das palavras.

Porém, a compreensão de pessoas diferentes é também distinta, por isso é necessário usar alguns artifícios para deixar a comunicação fluir melhor, com maior facilidade e de maneira suave. Ou seja, realmente escolher as palavras certas, de acordo com cada ocasião pode influenciar muito uma conversa.

No âmbito empresarial é muito importante saber utilizar o tom correto da comunicação, principalmente para “se fazer entender”. Usar um tipo de linguagem mais rebuscada só para impressionar pode até funcionar, mas é preciso cautela, pois quando não dá certo o objetivo da conversa pode ter um desfecho negativo.

Utilizar linguagem técnica com quem não está inserido no mesmo ambiente é outro exemplo a não ser seguido, mas explicar comparando e utilizar metáforas pode ser uma excelente estratégia de comunicação no tom certo. Por isso, devemos escolher as palavras e colher em nosso vocabulário uma série delas para formar uma boa frase, logo, um excelente discurso.

Por isso, devemos pensar antes que as palavras fujam de nossa boca, pois uma vez proferido, o vocábulo não volta no tempo, anulando o fato. Assim como dizer uma palavra em certos momentos pode ajudar uma pessoa, pronunciar uma errada pode atrapalhar tanto o próximo quanto a você mesmo.

21 outubro 2017